Convidados 2024

Hernâni Faustino

É uma das figuras mais importantes da Música Improvisada portuguesa e assume-se como um músico autodidata. Começou a tocar baixo eléctrico em 1979 em diversas bandas de rock e com os K4 Quadrado Azul vence o concurso nacional do Instituto Português da Juventude/Novos Valores Culturais, em 1988.

Colabora com a companhia de teatro O Olho, criando música ao vivo para a peça “El – Levando-os aos Ombros em Passo de Marcha Sincopada ao Quarto Tempo” (Menção Honrosa do Prémio Maria Helena Perdigão, ACARTE, Fundação Calouste Gulbenkian, 1992).

A partir de 1990 concentra-se apenas no contrabaixo, e começou a trabalhar em diversas reuniões ad-hoc e grupos de música improvisada, tocando e gravando com a Orquestra de Geometria Variável, sob direção de Ernesto Rodrigues, até 2008. Nesse ano formou o trio RED com o pianista Rodrigo Pinheiro e o baterista Gabriel Ferrandini.

Como improvisador, trabalhou em diversos encontros e colaborações com músicos como John Butcher, Nate Wooley, Rafael Toral, Carlos Zíngaro, Rodrigo Amado, Nuno Rebelo, Ernesto Rodrigues, Vitor Rua, Nobuyasu Furuya, Jon Irabagon, Manuel Mota, Neil Davidson, Heddy Boubaker, Katsura Yamauchi, Mats Gustafsson, Chris Corsano, Reinhold Friedl, Nikolaus Gerszewski, Robert Mazurek, Taylor Ho Bynum, Harris Eisenstadt, Blaise Siwula, Virginia Genta, Daniel Carter, Federico Ughi, Floros Floridis, Dennis González, entre muitos outros.

Participação na Maratona de Leitura

6 DE JULHO

Espetáculo «As palavras que restaram»03:15Palco das 24 Horas a Ler (Cineteatro Tasso - Sertã)