Raquel Marinho
Raquel Simões Marinho, nasceu em Luanda, a 8 de agosto de 1974. Frequentou o Ensino Básico e Secundário no Colégio Moderno e no Colégio do Sagrado Coração de Maria. Frequentou o Curso de Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica de Lisboa, entre 1993 e 1996. Em 1993 iniciou a atividade profissional de jornalista com um estágio de 8 meses na rádio TSF, ao que se seguiu outro na SIC e ainda outro na TVI. De 1994 a 1996 trabalhou como repórter da TVI. A partir de 1996 inicia funções como repórter da SIC até Maio de 2018.
No exercício da sua atividade profissional desempenhou funções de repórter de atualidade e repórter de investigação, média/longa reportagem, tendo sido premiada em 2006 com a Medalha de Ouro Prémio Direitos Humanos pela Assembleia da República Portuguesa; em 2007 com o Prémio Direitos Humanos atribuído pela Unesco; em 2016 com o Prémio Jornalismo atribuído pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, e em 2017 com a Menção Honrosa do Prémio Jornalismo e Direitos Humanos e Integração atribuído pela Unesco. Em 2019, já depois de ter saído da SIC, uma reportagem de sua autoria chamada “Contra a Solidão” foi nomeada Melhor Programa de Informação no Prémio Autores 2019, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores.
Em 2010 organizou e apresentou, com Luís Filipe Cristóvão, uma tertúlia mensal de divulgação da poesia portuguesa contemporânea, denominada “Poesia em Vinyl”, em parceria com a Rádio Radar.
Em 2012 organizou e apresentou, com José Mário Silva, uma tertúlia de divulgação literária denominada “Avenida de Poemas”, no Teatro Tivoli em Lisboa.
De 2014 a 2015 foi autora e apresentadora de uma rúbrica on-line semanal sobre poesia portuguesa denominada “O Poema Ensina a Cair”, emitida no Expresso Diário, para onde entrevistou mais de 40 poetas portugueses contemporâneos.
Em 2017, foi autora da rubrica “Que arde Sem se Ver” na rede social Facebook da SIC Notícias, para onde conversava com poetas, editores e investigadores de literatura, em direto e semanalmente.
No mês de maio de 2018 saiu da estação de televisão SIC, ao fim de quase 23 anos, para assumir a direção de comunicação da participação de Portugal enquanto país convidado da FIL Guadalajara, a segunda maior feira do livro do mundo.
Em 2019 iniciou funções de direção de comunicação na Casa da América Latina, em Lisboa, onde se mantém até aos dias de hoje.
Em 2020 iniciou o podcast “O Poema Ensina a Cair” para onde entrevista figuras públicas sobre os 10 poemas das suas vidas, que se mantém até aos dias de hoje.
Em 2021 o podcast “O Poema Ensina a Cair” foi premiado no Festival de Podcasts PODES como melhor podcast português na categoria de Arte e Cultura.
Desde Janeiro de 2021 que assina a autoria do programa “Ambos na Mesma Página”, na rádio Antena 2, para onde semanalmente lê poesia e prosa em português.
Uma leitura sua de um poema de Ana Hatherly para o programa da Antena 2 “Ambos na Mesma Página” é referida num manual escolar da disciplina de Literatura Portuguesa, 11.º ano, no ano letivo 2022/2023.
É autora do projeto “O Poema Ensina a Cair” que, além do referido podcast, está presente nas redes sociais Instagram e Facebook, onde conta com mais de 300 mil seguidores. Neste trabalho de divulgação de poesia cabem também entrevistas a poetas e editores, assim como leituras em vídeo de poesia.
Em 2022 foi convidada pela Casa Fernando Pessoa para realizar uma série de vídeos com poetas portugueses de visita à Casa. Esse projeto, denominado “Museu Infinito” está a decorrer e vai continuar em 2023. Nos vídeos assume a autoria das entrevistas, da imagem e da edição de imagem.
É regularmente convidada para entrevistas a autores em eventos literários e para dizer poesia publicamente.
Foto: ©Afonso Azevedo Neves
Participação na Maratona de Leitura
4, 5 E 6 DE JULHO
(por marcação)