O ser humano sempre viveu fascinado com o futuro, com o amanhã,
com aquilo que está por vir. Uma ideia que nos remete para o desconhecido, para o que não controlamos ou simplesmente nos ultrapassa.
A Maratona de Leitura propõe, nesta edição, uma viagem diferente das anteriores. Já mergulhámos na literatura africana de língua portuguesa, demos voz ao planeta e agora olhamos o futuro.
A oitava edição da Maratona de Leitura 24 Horas a Ler contou com a realização da habitual leitura ininterrupta durante 24 horas, além de 52 atividades entre as quais encontros com escritores, exposições, lançamentos de livros, formações, oficinas, momentos musicais, passeios e Festas na Aldeia com a presença de Bibliotecas Itinerantes e contadores de histórias.
A Maratona de Leitura – 24 Horas a Ler foi um sucesso. No dia 7 de julho, das 0 às 24 horas, foram mais de 2500 as pessoas que se associaram à leitura em voz alta ou às atividades paralelas que decorreram durante esse dia.
Entre 1 de julho e 2 de julho, a sexta edição da Maratona da Leitura pôs o Concelho da Sertã a ler, onde o homenageado foi D. Nuno Álvares Pereira.
A quinta edição da Maratona da Leitura, decorreu nos dias 2 e 3 de julho de 2016 onde Fernando Pessoa foi o centro das atenções.
Esta edição da Maratona de Leitura homenageou Niels Fischer, designer dinamarquês responsável pela organização da exposição dedicada a Hans Christian Andersen.