''Guia Experimental para a Leitura em Voz Alta''
Áudio livroÀ nona edição da Maratona de Leitura, a Biblioteca Municipal da Sertã juntou-se à editora de áudio livros BOCA para fixar ideias e práticas em torno da leitura partilhada. Fértil em reflexões, exercícios e sugestões, esta edição em livro e CD desafia o leitor a entrar criativamente no jogo das palavras em movimento. Uma espécie de enciclopédia de bolso, ou almanaque, sem calendário mas com palavras (e silêncios) para todos os dias do ano. Não perca este lançamento sui generis.
O áudio livro conta com a participação de Alberto Manguel, Bru Junça, David Lankes, Diogo Martins, Elsa Serra, Filipe Lopes, Guilherme d’Oliveira Martins, Jorge Serafim, José Eduardo Franco, Madalena Leitão, Mempo Giradinelli, Miguel Real, Natália Porta Lopez, Nuno Nabais, Pedro Eiras, Rodolfo Castro, Sandra Barão Nobre, Ana Laje, Cristina Paiva, Fernando Alves, José Carlos Tinoco, Miguel-Manso, Paulo Condessa e Pedro Lamares.
1 de julho 21h30 Praça da República - Sertã
''Silêncio: os Pássaros Leem em Voz Alta''
de vários autoresA Maratona de Leitura, em colaboração com a ilustradora Mafalda Milhões e com Maurício Leite, vai editar a obra literária «Silêncio: Os Pássaros Leem em Voz Alta», que procura sensibilizar para as questões ligadas à proteção do planeta e à destruição da floresta da Amazónia.
O mote para este livro é uma impressionante coleção de pássaros, feitos pelas tribos da Amazónia a partir da matéria-prima proveniente da limpeza das matas de Buriti. A árvore do Buriti é uma espécie determinante na manutenção das nascentes de água doce, cujo cultivo é recomendado quando estas começam a secar.
A limpeza das matas de Buriti representa uma ação determinante na preservação da espécie e na prevenção de fogos florestais, daí que os objetos manufaturados pelos indígenas funcionem não apenas como elementos artísticos mas como um grito de alerta para um problema que a desflorestação da Amazónia tem vindo a agravar.
A coleção é propriedade de Maurício Leite, um importante promotor de leitura e arte no Brasil, que colabora há já vários anos com a Maratona de Leitura, tendo também trabalhado ativamente com as tribos da Amazónia.
A obra literária que agora se publica faz uma recolha impressionante de muitos dos pássaros que integram esta coleção, acompanhados por maravilhosos textos de 30 escritores que, desta forma, se associaram a esta causa maior em defesa do planeta.
2 de julho 16h00 Claustro do Convento - Sertã