Oficina e atelier ''Contos Ecológicos - Sustentabilidade''
com a ANIMELevamos as histórias: A Árvore da Escola, o Jaime e o Jardim Curioso.
O que achas de viver num mundo onde todos respeitam a Natureza? Contos ecológicos surgem com a necessidade de alertar para o impacto do homem na vida do planeta, assim ensinar às crianças sobre a importância de amar a natureza e fazer a diferença em pequenas ações. A Terra agradece!
Por isso, para além das histórias faremos um atelier de sementeira.
30 de junho10h00 Escolas da Sertã
Massagens Poéticas
com Ana Cristina Pereira e Filipe LopesSessão de relaxamento, criando condições para uma imersão nas palavras.
Iniciando com a técnica de relaxamento muscular progressivo, prepara-se o corpo para escutar com as suas diferentes partes, mergulhando na poesia e na experiência das palavras.
30 de junho 14h00 Escolas da Sertã
Oficina '' Leitura Criativa Cooperativa''
com Paulo CondessaJogos de leitura criativa, sobretudo em grupo, para experimentar possibilidades de leitura fora da caixa.A voz alta e baixa, braços e pernas e olhos, ritmos rápidos e lentos, repetições e silêncios, sons normais e esquisitos, e até o papel pode fazer de leque ou de pandeireta. Ou porque faz sentido ou só porque nos diverte.O que é preciso é dar vida à leitura, é deixar que as letras façam sair de dentro de nós aquilo que temos cá dentro. Com amigos, com timidez e ousadia, com concentração mas com descontração. Com alegria.
O tempo passa a voar. Viva a experiência, a liberdade, a diversão, o companheirismo! E depois repetimos tudo mas à frente de toda a gente, na Maratona de Leitura.
Inscrições até dia 18 de Junho
1ª Parte - 1 de julho15h00 Sala de sócios do Clube da Sertã
2ª Parte - 2 DE JULHO17h30 Sala de sócios do Clube da Sertã
Oficina ''Chá de poesia dançado''
com Filipe Lopes, Ana Cristina Pereira e Marco FigueiredoA partir d’ ”O Livro da Dança” de Gonçalo M. Tavares, esta é uma sessão fora da forma do mundo das palavras e dos livros. Facilita um envolvimento ativo dos participantes, que encontrarão nas palavras e em pequenas pautas musicais o mote para se movimentarem no espaço, dançando a poesia.
Com a participação de Filipe Lopes, Ana Cristina Pereira e Marco Figueiredo.
Público-alvo: a partir dos 18 anos Duração: 45 minutos
1 de julho 17h30Gonçalo Mógão – Sertã
Oficina ''O tacho para a Sertã''
com Bru Junça e Patrícia Azevedo GodinhoMuitos dos utensílios usados para/na confeção das iguarias regionais, bem como no uso diário culinário, levam-nos a uma viagem que nos liga a cheiros, aos sabores, a gestos, a pessoas e a tradições que nos unem a um património da cultura popular - material e imaterial - riquíssimo.
A Sertã, na sua gastronomia, tem como referência o Maranho. Um prato gastronómico de referência, outrora confecionado sobretudo nas festividades ou, como alimento de forte sustento, em trabalhos sazonais ligados à agricultura. A preparação deste prato remete-nos para objetos muito interessantes. Além dos tachos, panelas e outros utensílios culinários temos também a agulha e a linha.
Nesta ação/ encontro pretendemos recolher essas memórias, documentos vivos. Escutar como os ciclos da terra se interligavam com a vida doméstica e, de certa forma, se “condicionavam” entre si. Refletir como ofícios e saberes, transmitidos de geração em geração, perpetuavam tradições e costumes, dando um cunho identitário muito próprio à comunidade. Perceber como toda essa transmissão acontecia e de que forma a sustentabilidade estava presente quer na reutilização, rentabilização e renovação de todos os meios necessários.
Destinatários: Educadores, professores, bibliotecários e pais: Duração: 2 horas.
1ª sessão - 1 DE JULHO16h30 Sala da Abegoaria (Sertã)
Destinatários: Centro de Dia, Universidade Sénior, Grupo de leitores Séniores, etc. Duração: 2 horas.
2ª sessão - 2 DE JULHO15h30 Sala da Abegoaria (Sertã)
Micro Contos: Oficina de escrita de micro ficção
com Fernando GuerreiroA oficina de Micro Contos visa descomplicar a escrita de narrativas. Através de vários exercícios e jogos de escrita, é estimulada a imaginação e são mostradas várias formas de despoletar e desbloquear a criação literária. Recorrendo a exercícios de interação e partilha entre todos os formandos, haverá um estímulo à criação literária e no final todos se sentirão capazes de escrever e contar uma história em poucas palavras. A análise de textos de vários autores de micro ficção irá permitir aos formandos compreender o formato e as técnicas para criar textos e narrar histórias.
Destinatários: maiores de 12 anos. Duração: 2 horas.
Inscrições até 18 de junho.
2 DE JULHO15H30 Biblioteca Municipal da Sertã
Oficina e atelier ''A árvore Generosa - Generosidade''
com a ANIMETodos os dias, um menino vai até uma árvore para se pendurar nos seus galhos, come as suas maçãs e descansa sobre a sua sombra. O Menino ama a árvore; e ela, feliz, também o ama. Porém, à medida que o tempo passa, o menino cresce e começa a desejar mais do que a simples companhia de sua amiga para brincar e repousar. Ele passa a querer ganhar dinheiro, ter uma casa, uma esposa... E a árvore, sem muitos recursos para ajudá-lo, mas disposta a qualquer coisa para vê-lo feliz, vai se desfazendo aos poucos, mostrando que, pelo amor do menino, pode abrir mão de sua própria vida. Num conto profundo iremos até ao profundo da metáfora desta história e cada um irá levar a sua semente plantada, para que com amor levem esta doce historia para lá das portas do espaço onde dinamizamos a nossa história. Com a técnica de flanelógrafo. Terminando com a sementeira de algumas árvores.
Destinatários: maiores de 3 anos. Duração: 1 hora.
Inscrições até 18 de junho
3 de julho11h00 Biblioteca Municipal da Sertã
''A Arte de escolher e recomendar Livros''
com Sandra Barão Nobre«A arte de escolher e recomendar livros», com Sandra Barão Nobre. Dinâmica de grupo para estimular a descoberta e recomendação de livros adequados aos interesses e necessidades identificados pelos participantes à partida.
Destinatários: maiores de 12 anos. Duração: 3 horas.
Inscrições até 18 de junho
3 DE JULHO10H00 Escola da Abegoaria Sertã