Oficinas e Workshops

Cartas ao Futuro, Assembleia Comunitária

com Alma Azul

Inspirada na Carta ao Futuro de Vergílio Ferreira, a Alma Azul desafia os Avós a produzirem uma Carta a cada um dos seus netos. Pretende-se reforçar a importância de fixar o pensamento através da escrita, de modo a permanecer com os nossos descendentes.

Destacar o Valor da Escrita e a relação com a Palavra Dada.

Como modelo, serão lembradas as Cartas de São Paulo (Bíblia) e a outras cartas conhecidas.

Será uma sessão de motivação para pensarem no assunto; para digerirem e organizarem o pensamento.

(para os avós que não souberem Ler nem Escrever, haverá voluntários para os ajudarem).

7 de julho16h00 Salão Nobre do Clube da Sertã

Workshop “Chá de poesia dançado”

com Filipe Lopes e Ana Cristina Pereira

A partir d’O Livro da Dança, de Gonçalo M. Tavares, esta é uma sessão fora da forma do mundo das palavras e dos livros. Facilita um envolvimento ativo dos participantes, que encontrarão nas palavras e em pequenas pautas musicais o mote para se movimentarem no espaço, dançando a poesia. Workshop dinamizado por Ana Cristina Pereira e Filipe Lopes, ao ar livre, em locais onde o contacto próximo com a natureza complementa uma experiência sensorial.

Público-alvo: Adultos | Inscrições até 4 de julho

7 de julho 18h30Gonçalo Mógão  (Sertã)

8 DE JULHO 18H00 Moinho das Freiras  (Pedrógão Pequeno)

Cartas ao Futuro – Escrita da carta

com Alma Azul

No seguimento da Assembleia Comunitária do dia 7 de julho, a Alma Azul propõe agora que seja Escrita a Carta por cada um dos avós. Todas terão um destinatário: Luís, Marta, Afonso, Pedro, Ana…

Serão escritas ou dactilografadas e metidas em envelopes com a indicação do remetente e o nome do neto/a.

Inscrições até 4 de julho.

8 de julho 10h00 Salão Nobre do Clube da Sertã

Oficina “Como narrar uma história através da imagem”

com André Neves e Roger Mello

Assim como na palavra, a imagem pode conter um jogo de conceitos que vão além de “despretensiosas imagens” e podem provocar uma experiência artística e estética para além da contemplação.
Os autores propõem para este momento a costura entre uma ideia e a organização sensível de palavras e imagens para criações narrativas. 

Público-alvo: Crianças, jovens e adultos interessados em conhecer o processo narrativo através da imagem | Inscrições até 4 de julho

 8 de julho10h00  Escola da Abegoaria (Sertã) 

Oficina do “O que será?”

com Vera Ribeiro

Dirigida às famílias com crianças, propõe-se brincar com o conceito de futuro em pequenos “presentes” feitos de momentos para (re)viver no porvir. Nesta oficina arranjam-se “presentes” que vivem em cada um de nós e nas relações de cada um com os outros, as nossas ferramentas serão artes plásticas, dança, literatura, música... Oficina dinamizada por Vera Ribeiro.

Público-alvo: Crianças | Inscrições até 4 de julho.

8 DE JULHO10h30  Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes (Sertã) 

Curso de Narração Oral

com Rodolfo Castro

Curso de Narração Oral com Rodolfo Castro (para premiados do Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta)


Público: para premiados do Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta

8 DE JULHO16H30 

Oficina “Cria a tua maleta de Histórias”

com Associação PIPA

O futuro constrói-se a partir de histórias, por isso com uma t-shirt, rolos de papel higiénico, papel, cartão, fios, lã e muitas cores, vamos dar asas à criatividade, entre técnicas que promovem a sustentabilidade, recorrem à escrita criativa e à teatralização dos contos, vamos criar histórias a partir de objetos que outrora teriam outra utilidade e agora serão uma marionete.

Oficina dinamizada por Patrícia Reis e Jéssica Pires (Associação PIPA)

Público-alvo: Crianças | Inscrições até 4 de julho.

8 DE JULHO14H30 Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes (Sertã)

Oficina de colagem

Margarida Girão

Cada participante recebe um Kit Colagem com imagens variadas, tesouras e colas. A composição visual será́ criada com esse Kit. Cada participante ficará com a sua colagem como recordação do momento.

Inscrições até 4 de julho.

9 DE JULHO10H00 Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes (Sertã)

Formação “A Leitura em Voz Alta”, coordenada pelos Andante

coordenada pelos Andante

Formação dividida em três partes. A primeira parte incidirá no trabalho de corpo e de voz (respiração, postura, colocação de voz, dicção). Tenta-se aqui que as pessoas se disponibilizem para descobrir em si e tomarem consciência do que fisicamente é necessário para comunicar com os outros.

A segunda parte (Leitura em voz alta – técnicas) explora as várias possibilidades de tornar um texto interessante para quem ouve. Da forma como se lê até à criação de um ambiente propício a essa leitura.

Por seu lado, na terceira parte (Seleção de um corpo de textos e preparação de uma apresentação pública) procurar-se-á, de uma forma abreviada, pôr em prática o que foi apreendido no início do atelier.

Inscrições até 4 de julho.

9 DE JULHO10H00Escola da Abegoaria (Sertã)

Oficina “As sombras do futuro”, coordenado pelos Arte na Mão

coordenação pela Arte na Mão

Vamos desafiar as crianças a imaginar os jardins do futuro da nossa vila? Neste atelier as crianças vão criar painéis coloridos com a ajuda das sombras.

Público-alvo: Crianças | Inscrições até 4 de julho.

9 DE JULHO10H30  Jardim da Serrada (Sertã)

Oficina “Maleta com Histórias: futuro “O que há de vir”

com Associação PIPA

Futuro significa “O que há de vir”. Nesta Maratona da Leitura, a Associação PIPA traz duas histórias que te vão fazer viajar numa mala para o futuro, com os pés bem enraizados no presente. Quando surge um problema nas nossas vidas, algo que por vezes é solucionável da forma mais simples, normalmente colocamos logo a nossa imaginação a funcionar tentando pensar em formas ou ferramentas para resolver aquela questão… foi isso que aconteceu com o Óscar! Enquanto ele brincava lá fora, o seu papagaio de papel ficou preso no alto de uma árvore. Como é que ele poderia resolver este problema? Bom, ele tentou várias coisas, mas nenhuma parece ter resultado, no final todos ficaram “Presos”… mas, e se descobrisses que durante todo este tempo, a solução és tu? É verdade! Na maior parte das vezes a resposta somos nós, quem somos e o que guardamos cá dentro, no nosso coração. A nossa imaginação tem a capacidade de nos mostrar que realmente “Tudo é Possível”, basta apenas que acredites no teu poder e o utilizes de forma mágica para solucionar todos e quaisquer desafios que surjam no caminho. A chave que abre a nossa mala, és tu. A chave para o futuro!

Inspirado nos livros “Tudo é Possível” e “Presos”, convidamos-te a assistir e a fazer parte desta viagem ao futuro, onde só tu poderás criar a realidade dos teus sonhos.

Oficina dinamizada por Patrícia Reis e Jéssica Pires (Associação PIPA).

Público-alvo: Crianças | Inscrições até 4 de julho.

9 DE JULHO15H30Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes (Sertã)