Brian Tavares de Carvalho
Brian Tavares de Carvalho nasceu a 6 de agosto de 1979, no Canadá, em Sudbury. Aos 8 anos de idade veio para Portugal e aos 9 iniciou as suas aprendizagens musicais, na Banda Musical Alvarense.
Em 1995 ingressou no Conservatório de Música de Águeda, tendo tido como professor o Luís Granjo e João Lemos. Em 1997 entrou para a Escola Profissional de Música de Mirandela, onde trabalhou com Maciel Matos.
Desde 1995 participou em inúmeros workshops e masterclasses. Participou em três workshops de Jazz, na categoria de orquestra ligeira/big band, ambos orientados pelo professor Zé Eduardo; integrou a masterclass de metais orientada pelo Quinteto de Metais Barquisimetal, da Venezuela onde trabalhou, ainda, com os professores Paulo Silva e Fernando Ribeiro; trabalhou com o professor Allen Vizzutti; participou no workshop internacional, Tavira Jazz, com NYC Jazz All Stars, orientado por Scott Wendholt, Greg Tardy, John Fedhock, Jonathan Kreisberg, Gary Versace, Matt Penman, Gerald Cleaver e Francisco Blanco; trabalhou com Mário Pavone, Defunk e John Scofield, com Bernardo Sassetti e trabalhou com OrrinEvans, Darryl Hall, Atacy Dillard, Alex Sipiangin, JasonPalmer, Donald Edwards e Andrea Tofanelli.
O seu percurso profissional tem sido pautado por inúmeras atuações em diversos projetos musicais. Em 2000 participou na ExpoHannover, a convite da Companhia de Teatro de Tondela “Acert”, juntamente com mais quatro músicos, no projeto “Caramulo”, durante cinco meses; em 2001 e 2002 trabalhou e participou em projetos com a Associação d´Orfeu, em Águeda, e com a Companhoa de Teatro Viv´Arte, de Oliveira do Bairro.Participou, ainda, no combo do CETM, na segunda e terceira Festa do Jazz no Teatro S. Luís.
Como músico, fez parte dos projetos Sexteto de Jazz de Viseu, Swingus, Dixieland e Taverna Revisitada; tocou com bandas nacionais como Azeitonas, Expensive Soul, Marta Ren e Herman José, bem como, na Orquestra Filarmónica das Beiras e na Orquestra de Jazz de Matosinhos; e, participou em gravações e atuações com Pedro Abrunhosa, Azeitonas e Senza. Com a Big Band da ESMAE tocou na Casa da Música, com Sergio Carolino e François Thuillier; no Festival de Jazz de Guimarães; no Serralves em Festa; e, em Alcobaça. Com a Orquestra de Jazz de Águeda tocou no AgitÁgueda (2015 e 2016) e, no Cartel das Artes, num tributo ao Stevie Wonder. Com a Isabel Ventura tocou no Festival de Jazz do Douro, Festival de Jazz de Guimarães e na Fnac, no lançamento do CD. Tocou e gravou, ainda, com o cantor norte-americano Adam Flaig.
Além de músico, foi fundador e coordenador dos projetos Festival de Jazz em Tondela Jazz´in, Sexteto de Jazz de Viseu, Swingus e Dixieland, os Sete Gatos Pingados, New Sketch, que lançaram o Cd “Ao Tom de Dela”, em 2010; e Fanfarra Kaústika, que lançaram os CD´s “Punk Filarmónico, em 2013, e “Transe Sinfónico, em 2015. Como pedagogo fundou e coordenou a escola FK School, onde participou e orientou workshops com Jerry Gonzalez e João Mortágua.
Em 2013 terminou a licenciatura em Trompete Jazz na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto.
Atualmente é músico freelancer, trompetista nos projetos Fanfarra Kaústika, New Sketch, Bombones, Orquestra Zabadum, Banda Desenhada e Orquestra de Jazz de Águeda.
Participação na Maratona de Leitura
9 DE JULHO
Espetáculo (Castelo da Sertã; 22h50)