Pedro Luzindro
Pedro Luzindro começou por fazer teatro em 1998, tendo completado a licenciatura em Teatro - Formação de Actores e Encenadores da Escola Superior de Teatro Cinema em 2004. Desde então, já colaborou com várias companhias e estruturas culturais das quais destaca: Artistas Unidos, Companhia do Chapitô, Casa da Comédia, Estação Teatral, Companhia Teatral do Chiado, Elenco Produções, Lisbon Film Orchestra, Byfurcação, Companhia da Esquina e Comédias do Minho.
Em televisão, ocupou vários cargos no Canal Q, desde actor a autor, passando por pivot do “Inferno” e director de actores. Fez também parte do elenco fixo do programa de humor “Donos Disto Tudo” para a RTP, e tem participado com regularidade em séries e telenovelas nos vários canais generalistas.
Como guionista, fez parte da equipa do “5 para a Meia-Noite” em 2015, para a RTP, e do “O Resto é Conversa” em 2019, para a TVI.
Faz stand-up desde 2013, tendo já feito dois espectáculos a solo: “Besta”, em 2013 e “Desarrumado”, em 2020. É residente do Lisboa Comedy Clube. No total, conta com mais de 400 espectáculos neste formato.
Paralelamente, é formador, professor de teatro e actualmente especializa-se em improv, onde é um dos membros fundadores do grupo de comédia de Improviso “Jokebox”.
Como encenador, estreou-se em 2004 com uma produção do espectáculo “As Criadas”, texto de Jean Genet, como exercício final do Curso de Actores e Encenadores da ESTC. Em 2005 encenou as Comédias do Minho com o espectáculo “A Festa”, texto de Spiro Scimone. Em 2015 encenou dois espectáculos: “Querida, Comprei um Orquestra”, com texto de Carlos Moura, no Tivoli BBVA; e “Oxalá”, uma criação colectiva para o Malier Teatro. Em 2019 fez assistência de encenação ao espectáculo “Sonho de uma Noite de Verão”, a partir do texto original de W. Shakespeare, e em 2021 encenou o musical “One Human Show”, com texto de Ana Lázaro e música de Nuno Sá, no Auditório do Mosteiro de Odivelas.
Participação na Maratona de Leitura
7 DE JULHO
Projeções - Sala da bola de cristal ( Sala de sócios do Clube da Sertã; 16h00-17h00)
8 DE JULHO
Projeções - Sala da bola de cristal ( Sala de sócios do Clube da Sertã; 16h00-17h00)
9 DE JULHO
Leitura no palco das 24 horas a Ler ( Cineteatro Tasso; 00h50)
Projeções - Sala da bola de cristal ( Sala de sócios do Clube da Sertã; 16h00-17h00)