.

Exposição "Cancioneiro Tradicional: memória e imaginário"

pelos alunos do Agrupamento de Escolas da Sertã, envolvidos no projeto Leitores do Património.

A exposição "Cancioneiro Tradicional: memória e imaginário" surge no âmbito do projeto Leitores do Património. Ao longo do ano letivo 22/23, mais de 450 alunos do 1.º ciclo, do concelho da Sertã, participaram num conjunto de sessões artísticas e pedagógicas sobre o cancioneiro tradicional e viola beiroa.  

A partir dos temas abordados, as crianças foram convidadas a explorar criativamente este instrumento, inspirando-se nas letras das músicas tradicionais da Beira Baixa. Desta experiência, resultaram centenas de ilustrações individuais e 24 pinturas coletivas. 
As peças individuais podem ser descobertas nas montras do comércio tradicional. As pinturas coletivas, realizadas em silhuetas de violas beiroas de grandes dimensões, integram a instalação na fachada da biblioteca municipal. 
A exposição patente no interior do edifício convida os visitantes a conhecerem mais detalhadamente o trabalho desenvolvido neste projeto, bem como a integrar uma viagem sensorial pela memória e património imaterial da região. 

Entrada livre

6 a 8 de JUlHO - Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes

INAUGURAÇÃO    6 dE JULHO - 10:00

Exposição das ilustrações do livro Caras

de João Pedro Mésseder e Inês Oliveira

Exposição composta pelos originais de ilustração e pelos cadernos de esboços da ilustradora Inês Oliveira, que estiveram na origem da criação do livro CARAS, escrito por João Pedro Mésseder, publicado pela Xerefé Edições. Nesta exposição, além das 34 peças finais pintadas em aguarela sobre papel, estão também expostos os cadernos de esboços que serviram à maturação destas imagens e que contêm ensaios, dúvidas, procuras, além de situações mais finais e próximas dos originais.

Entrada Livre

6 a 8 de julho - Capela do Convento da Sertã Hotel
Horário: das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00
INAUGURAÇÃO    6 dE JULHO - 16:00