Fernando Paulouro Neves
Jornalista e escritor, tem colaboração dispersa por vários jornais e revistas, foi chefe de redação e diretor do Jornal do Fundão. Pertence aos corpos sociais da Fundação Manuel Cargaleiro e, em 2013, foi-lhe atribuída a Medalha de Ouro da cidade do Fundão. Entre 2012 e 2016, fez parte do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior. Foi distinguido em 2014 com o Prémio Gazeta de Mérito do Clube dos Jornalistas e em 2017 com o prémio ibérico Eduardo Lourenço. É autor do blogue Notícias do Bloqueio.
Tem obra literária vasta e multifacetada. Escreveu, entre outros, A Guerra da Mina – Os Mineiros da Panasqueira (com Daniel Reis), O Foral: Tantos Relatos/ Tantas Perguntas (teatro). Encontra-se representado em livros coletivos e antologias, designadamente nos volumes Identidades Fugidias, coordenado pelo Professor Eduardo Lourenço, e A Mãe na Poesia Portuguesa, organizada pelo poeta Albano Martins.
É autor de Os Fantasmas Não Fazem a Barba (ficção, 2003), de Os Olhos do Medo (conto, 2011), e de A Materna Casa da Poesia. Sobre Eugénio de Andrade (2003 e 2017). Reuniu muitas das crónicas nos dois volumes de Crónica do País Relativo. Portugal, Minha Questão (2012 e 2016). É coautor, com Alexandre Manuel, da Fotobiografia António Paulouro, 100 Anos Depois, e organizou a antologia António Paulouro, As Palavras e as Causas. (A.23, 2016). Acaba de publicar Fellini na Praça Velha (romance).
Participação na Maratona de Leitura
7 DE JULHO
Encontro com escritores «O Imaginário da Beira Baixa» 11:00Escadaria da Igreja Matriz da Sertã