Convidados 2023

José Manuel Castanheira

Natural de Castelo Branco, onde nasceu em 1952, viveu também em Escalos de Cima, Alpedrinha, Figueira da Foz, Costa de Caparica, Almada e Lisboa.

Cenógrafo, arquiteto, pintor, doutorado em Cenografia pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa, na qual foi professor entre 1982 e 2022.

Consagrado internacionalmente sobretudo após o Centro Pompidou (Paris) lhe dedicar uma retrospetiva (1993), realizou mais de 350 cenografias, para teatro, ópera, dança e cinema, em Portugal e no estrangeiro, colaborando com mais de uma centena de encenadores, realizadores e coreógrafos. Desenvolve também uma atividade multifacetada na Cenografia de  Exposições, na Museologia, na Arquitectura Teatral, na Pintura e no Design. 
Uma crescente preocupação pela investigação e transmissão de conhecimentos, levou-o a diversas Instituições em 16 países e também à autoria de muitos artigos em livros e revistas.
Em 2017 integrou os júris de doutoramento em Estudos Teatrais da Sorbonne Nouvelle e em 2019 foi convidado para o Open Summer Workshop dos RCR/Barcelona (prémio Pritzker de Arquitectura).Em 2022 foi a personalidade do ano homenageada pela sua carreira no Festival Internacional de Almada, tendo dirigido um Masterclass na Casa da Cerca. Também no mesmo ano proferiu a conferência magistral de encerramento do Congresso Mundial de Cenografia em Tandil-Buenos Aires.
Membro da Real Academia de Belas Artes e da Academia de Artes Cénicas em Espanha, foi um dos fundadores da Associação Portuguesa de Cenografia (da qual foi presidente de 2012 a 2016). 
É autor de vários livros: «Um lugar para transformar o tempo» (prefácio de Doris Rolemberg), «Castanheira-Cenografia» (prefácio de Georges Banu), «Desenhar Nuvens», «Viriato Rey», «O Tempo das Cerejas», «Frei Luís de Sousa» (prefácio de Alberto Pimenta), «Fausto/Pessoa» (prefácio de Yvette Centeno), «Reinar Después de Morir» e «Panoramas Imaginários». Foi igualmente coautor de «Catorze Histórias Incríveis ou o Fabuloso Imaginário das Lendas da Beira Baixa» (com Fernando Paulouro), «Jardim do Paço» (com António Salvado) e «Viagem a Itália» (com Pedro Castanheira).

Participação na Maratona de Leitura

7 DE JULHO

Encontro com escritores «O Imaginário da Beira Baixa» 11:00Escadaria da Igreja Matriz da Sertã