Rita Mendes
Iniciou os seus estudos musicais na Filarmónica União Sertaginense aos 5 anos. Começou a ter aulas de flauta transversal no Conservatório da Golegã aos 12 anos. Aos 15 ingressou no Conservatório de Música Jaime Chavinha em Minde na classe do professor Nuno Inácio e mais tarde na do professor Ricardo Alves.
Em 2012 concluiu a Licenciatura em Medicina Nuclear e ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), onde concluiu a Licenciatura em Música, Flauta Transversal em 2015.
Mais tarde, em 2019, voltou à ESML para frequentar o Mestrado em Ensino da Música.
De 2015 a 2020 frequentou a classe de performance do professor Vasco Gouveia na Academia de Música dos Amigos das Crianças em Lisboa.
Participou na gravação do CD “Reflections” com a Orquestra de Sopros da ESML e em 2019 gravou e estreou a peça “Queóps” para trio de flautas. Frequentou masterclasses com professores internacionais como Trevor Wye, Berten D’Hollander, Alan Weiss, Julien Beaudiment, entre outros.
Tem também participado em diversos concursos tendo obtido o 2º Prémio na quinta categoria do concurso “Sons Cabral”, em 2018.
Em 2021 foi selecionada para participar no “OLD Ox Music, European Master Classes - Royal College of Music in Stockholm” (Suécia) com as flautistas Gaby Pas van Riet e Anne-Cathérine Heinzman.
Desde 2012 é professora de flauta transversal no projeto “Orquestra Escolar de Sintra” no concelho de Sintra e no Conservatório de Música Sons e Compassos na Terrugem (Sintra), onde juntamente com alguns colegas fundou o quarteto “Cinemusic Project”.
Participação na Maratona de Leitura
8 de julho
Leitura encenada “Rimances da Beira”, com Paloma del Pillar, Ricardo Fernandes e Rita Mendes 9:00 Cineteatro Tasso (palco das 24 horas a ler)